22 outubro 2016

Conserva de Berinjela

Receita do meu tio Saddi:
  • 1 kg de berinjelas médias
  • 1 xícara de sal
  • 1 xícara de vinagre branco
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional)
  • 1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes

Modo de Preparo:
Descascar as berinjelas e cortar em laminas horizontais com cerca de 0,5 cm de espessura, cortar as laminas em filetes finos. Misture os filetes de berinjela com o sal, coloque em uma peneira ou vasilha funda e coloque um peso sobre as berinjelas. Deixe descansar por 2 a 3 horas para perder totalmente a água. Após, esprema bem e lave bem os filetes de berinjela em água corrente para retirar o sal, esprema novamente muito bem para retirar o máximo de liquido possível, coloque novamente em uma tigela e acrescente o vinagre, deixe descansar por mais 2 ou 3 horas, esprema novamente muito bem e acrescente o orégano, alho, folhas de louro e azeite, se quiser coloque a pimenta calabresa. Corte o pimentão em tiras finas e acrescente às berinjelas, coloque em um vidro, tampe bem e deixe descansar por mais 12 horas na geladeira, sirva com pão italiano.

13 junho 2016

gnocchi frito

Gnocchi frito (ou sauté) com folhas de salvia, acompanhado de brócolis e abobrinhas fritas em 100g de bacon em cubinhos e duas colheres de molho de finas ervas (Boursin Cuisine). Servi com uma taça de Chablis fresquinho.



12 junho 2016

silver lining

Hoje foi dia de soltar a voz! Apresentação de final de ano letivo do nosso grupo de coral. Uma experiência diferente para mim: um coral feminino. Teve uns errinhos, claro, mas foi muito divertido.
Cantamos "My Silver Lining", de First Aid Kit; "Bubbly", de Cobbie Caillat; e "Cups", de Anna Kindred.


Videos:



11 junho 2016

sobremesa

Depois de uma macarronada cheia de legumes e com um pouquinho de bacon, bolo "Daim" da Ikea, morango e geléia de morango. Hummmm....



06 junho 2016

sunny beer

Cerveja holandesa artesanal, de Hulst, em Zeeland. De trigo, com coentro e licor Curaçao. Suave, leve, gostosa.



29 maio 2016

Alexandre Caldi

Hoje fomos a Amsterdam prestigiar o show de Sérgio Loroza, com a participação do meu amigo e saxofonista, Alexandre Caldi.
Pelo que explicou o Serjão, um formato novo que eles lançaram esta semana no Rock in Rio em Portugal: uma bateria, um baixo e 3 metais, acompanhando o seu vozerão. The Brass Band com potpourris ótimos passando pelo soul, MPB, bossa nova, "roquenrol" e até clássicos da música brasileira. Espero que este som chegue ao Brasil.

Fica a dica: Procurem o CD "Mestiçaria" do Alexandre Caldi!

Churrasquinho no jardim


Hidropônicos

Minha nova mania: minhas plantinhas crescendo dentro de casa.
Comecei com parte do kit da Ikea. Veja o filme aqui: Ikea - Let's Grow





Agora estamos com 3 andares
E as saladinhas estão enormes, depois de quase 4 semanas


tulipas

É sempre tudo muito rápido. A primavera chega e as flores explodem pelos campos da Holanda, principalmente no Bollenstreel (região dos bulbos), onde nós moramos. Logo antes de viajar para o Brasil, tirei estas fotos de jacintos em flor aqui perto de casa, no finalzinho de março.












Quando voltamos, tirei estas fotos dos campos em flor. Tinha de tudo: narcisos, jacintos e as tulipas. Mas, depois de meados de maio, as flores já sumiram todas


Clique na imagem acima para ver todas as fotos deste ano.

17 maio 2016

Keukenhof bos

Final de semana passado, aproveitamos uma tarde sem chuva para passear no bosque no Castelo Keukenhof, em Lisse. Este castelo deu nome ao famoso jardim Keukenhof, de tulipas. Este terminou sua temporada ontem.

14 maio 2016

Livro: dica da Cora Ronai

A caderneta vermelha, de Antoine Laurain, tradução de Joana Angélica d'Ávila Melo, editora Alfaguara. Aqui o link para a coluna completa do Segundo Caderno do Globo, republicada no Facebook da Cora Ronai
Vou ler no original, em francês, "La femme et le carnet rouge"

13 maio 2016

Comidinha holandesa

Com costeleta de porco, beterraba e batatas.

Cervejas, cervejas e mais cervejas

Na Holanda, país cervejeiro tal qual a Bélgica, sempre encontrei uma boa variedade de cerveja. Tanto em supermercados quanto em "distilerij", lojas de bebidas alcoólicas. Cada vez que uma marca grande lançava um produto novo, era logo copiada pelas outras. Mas agora, como em outros países, a moda é a cerveja artesanal: quanto mais obscura melhor. São muitas, muitíssimas: a Holanda já ultrapassou a Bélgica em número de cervejarias registradas. Isto é, fora os que produzem por hobby.
Uma visita às gôndolas de supermercado ou da distilerij requerem doses de paciência, sabedoria e aventura: não dá para provar tudo! E nem adianta dizer que você se amarra numa IPA (a nova moda da Indian Pale Ale): têm trocentas para escolher e todas são diferentes.
Aqui as cervejinhas que escolhi para provar. Destas, só conheço a belga Afflingen (marca da Heineken) da qual a Dubbel, escura e levemente doce, acompanha muito bem uma carne.
Experimentem com "stoofpot", onde a carne é cozida por horas en fogo brando com este tipo de cerveja: a carne se desmancha... Com batatas fritas belgas (gordinhas), não tem igual.
1em1

12 maio 2016

Andrea Motta: Primeiros momentos na Grécia

Minha querida Deinha, que mora na Grécia, passou alguns dias na ilha de Lesbos, fotografando os vários refugiados. Como ela mesma explica no video, ela procurou o primeiro olhar daqueles que estavam em trânsito, em busca de um lugar seguro. Fotos para torna-los únicos ao invés de apenas números.

Resgate

No final do ano passado, meus amigos do colégio foram "resgatados" para as comemorações de 25 anos de formados. Nos juntamos virtualmente em grupos do WhatsApp e Facebook e nos encontramos muitas vezes desde então. De longe, vim acompanhando muita coisa e em abril pude encontrar vários deles num churrasco e numa festa de aniversário.
Nos longos papos pelo ZapZap, conto muito sobre o modo de viver holandês, os passeios e viagens que faço por aqui e as comidinhas. Várias vezes me sugeriram: você tem que escrever um blog. Estou de volta. Não sei qual será o pique para voltar a escrever. O tom provavelmente não deverá ser tão íntimo quanto no começo. São apenas palavras atiradas ao vento (e muitas fotos!) PS: meu primeiro blog (EuNaEuropa.blogger.com.br) foi definitivamente fechado pela Globo.