13 maio 2016

Cervejas, cervejas e mais cervejas

Na Holanda, país cervejeiro tal qual a Bélgica, sempre encontrei uma boa variedade de cerveja. Tanto em supermercados quanto em "distilerij", lojas de bebidas alcoólicas. Cada vez que uma marca grande lançava um produto novo, era logo copiada pelas outras. Mas agora, como em outros países, a moda é a cerveja artesanal: quanto mais obscura melhor. São muitas, muitíssimas: a Holanda já ultrapassou a Bélgica em número de cervejarias registradas. Isto é, fora os que produzem por hobby.
Uma visita às gôndolas de supermercado ou da distilerij requerem doses de paciência, sabedoria e aventura: não dá para provar tudo! E nem adianta dizer que você se amarra numa IPA (a nova moda da Indian Pale Ale): têm trocentas para escolher e todas são diferentes.
Aqui as cervejinhas que escolhi para provar. Destas, só conheço a belga Afflingen (marca da Heineken) da qual a Dubbel, escura e levemente doce, acompanha muito bem uma carne.
Experimentem com "stoofpot", onde a carne é cozida por horas en fogo brando com este tipo de cerveja: a carne se desmancha... Com batatas fritas belgas (gordinhas), não tem igual.
1em1

Nenhum comentário: