30 agosto 2008

fotos do carrinho

Fui sexta-feira de manhã buscá-lo na concessionária. Com o enorme sol que fez hoje, o azul parece até mas claro nas fotos






25 agosto 2008

incomunicável

Sem internet desde domingo, estamos também sem telefone. Com o pacote onde o telefone funciona pela conexão ADSL, que por sua vez chega pela linha telefônica, ficamos mudos. Deu pra entender?

Tenho um monte de fotos e histórias, mas fica pra depois.

18 agosto 2008

meu primo


Thiago, piloto da TAM. O sonho da vida dele, realizado :-)

Oktapodi

Eu que não costumo colocar filminhos no blog, me encantei com este que recebi do meu irmão. Divirtam-se!

(PS: o blogspot nao me deixou colocar direito aqui, com o parametro movie)

Site oficial e mais info (em francês)

enquanto isto em Pequim

Sumiram com a vara da saltadora brasileira...

11 agosto 2008

twente e drenthe

Como todo mundo a nossa volta parece que resolveu engravidar nos últimos tempo, lá fomos nós para mais uma parte da nossa maratona de visitas de bebês. Eu nem posso reclamar: estou adorando poder babar eles todos, mesmo que acabe babada de vez em quando :) Nestas últimas semanas, já dei mamadeira, já fiz muita cosquinha, já pus pra dormir, só não troquei fraldas.

Este final de semana, a visita demorou um pouco mais pra sair pois a Sandra mora um bocadinho mais longe. Tanto que resolvemos inclusive procurar um hotel "pro norte" e aproveitar o final de semana. Ficamos num hotel em Rijssen, na região de Twente. Da cidadezinha em si não vimos muito. Alugamos bicicletas no hotel e passamos a tarde passeando pelos bosques e fazendas da região.

Em Twente existe um sistema diferente pras rotas de bicicleta. Além das famosas rotas da ANWB, eles pegaram várias bifurcações e as numeraram. De cada bifurcação, você encontra indicação para os as diretamente ligadas a esta. Do ponto 70, pro 88, do 88 pro 64 e assim vai: cada um faz a rota que quer, sem se perder e sem ter que ficar preso a uma rota específica. Este sistema existe a pouco tempo (aqui tem um link em holandês pro fietsroutenetwerk).

Nos mapinhas pelo caminho tem também a distância entre cada ponto. Melhor do que os mapas de rotas, que costumam ser complicados de interpretar ou pouco detalhados, ou que as rotas que o hotel estava distribuindo, do tipo: vire a esquerda na rua tal, depois de 500m, vire a direita na rua tal, etc. Você planeja, anota os números e vai seguindo as placas.

Nós mesmos acabamos adaptando no meio do caminho. Afinal, a bicicleta era muito maior do que eu, com menos marchas e confortos que a minha. Depois de 3 horas pedalando minha bunda estava pedindo arrego!

domingo

Domingo, depois de termos uma visita do mecânico que levou nosso carro pra oficina e nos alugou outro (afinal, quem paga é a empresa de lease) fomos para Smilde, uma cidadezinha perto de Assen, visitar a Sandra e seu bebê Coen. Uma das coisas que ele adorou foras as bolinhas de sabão. Com a câmera adaptada à pouca luz do ambiente, a carreirra de bolinhas parece uma coisa só.



07 agosto 2008

carta do meu tio

Meu tio Alexandre foi funcionário da VARIG por uns 25 anos. Hoje, aposentado, vive tentando explicar pro mundo o que aconteceu de errado na falência e revenda da empresa. Aqui uma carta que ele enviou ontem, por e-mail, a todos os contatos dele. Resolvi divulgar aqui também.

Amigos e amigas

Para os que desconhecem o assunto, em Julho de 2005 o Sr. Erno Dionízio Bretano foi nomeado pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) para o cargo de Administrador Especial dos Planos de Benefícios da Patrocinadora Varig. Em 12 de abril de 2006 a SPC, por meio das Portarias nº 371 e 372, publicadas no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2006, foi determinada a liquidação extrajudicial dos planos de benefícios da patrocinadora Varig, tendo o mesmo sido nomeado interventor e liquidante.

A SPC através do seu Administrador Especial determinou, em 12 de abril de 2006, por meio das Portarias nº 371 e 372, publicadas no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2006, a intervenção no Instituto AERUS de Seguridade Social e a liquidação extrajudicial dos planos de benefícios da patrocinadora Varig, tendo o mesmo Sr. Bretano sido nomeado interventor e liquidante.

Os desmandos administrativos que vinham sendo cometidos pela administração anterior não sofreram solução de continuidade, a partir de 2005, com a intervenção da SPC.

Destacam-se, entre outros:

- descumprimento de normas e procedimentos contábeis aplicáveis:

- aplicação dos recursos garantidores das reservas técnicas, provisões e fundos dos planos de benefícios em desacordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional:

- deixar de constituir provisão matemática a constituir, em conformidade com os critérios e normas fixados pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar:

- utilizar no cálculo das reservas matemáticas, bem como na estruturação do plano de custeio, bases técnicas (Tábua de Mortalidade Geral, Projeção de Crescimento Real dos benefícios e Taxa de Juros) que não guardem relação com as características da massa de participantes e de assistidos do Plano de Benefícios

- manter como participante do Plano de Benefícios, pessoa sem vínculo com o patrocinador:

- descumprir cláusula do regulamento do Plano de Benefícios PPCHT, ao conceder benefícios a participantes que não detinham os requisitos exigidos pelo regulamento do plano;

- deixar de adotar as providências, previstas em lei, para equacionamento do resultado deficitário do Plano de Benefícios.

Após a degola do Sr. Bretano, a SPC instaurou o inquerito administrativo nº MPS 44000.001559/2006-26, que resultou na Análise Técnica nº 97/2008/SPC/GAB/AG, de 7 de julho de 2008, de onde extrai a lista acima mencionada.

Em decisão de 18 DE JULHO DE 2008, o Secretário de Previdência Complementar reconheceu a responsabilidade da Administração Especial ao acatar as recomendações da Analise Técnica e impor a 18 dirigentes, entre eles o próprio Sr. Bretano, multas administrativas totalizando R$ 1.681.900,00

Esperamos que, a partir do resultado da analise realizada pela propria SPC, o governo reconheça sua co-responsabilidade no colapso do Aerus e se responsabilize pela manutenção do pagamento dos benefícios, acatando o resultado de açao neste sentido impetrada pela AMVVAR e já julgada favorável, em primeira instância.

Além do impacto social deste reconhecimento, resgatando da miséria milhares de famílias, cabe ressaltar que a União será futuramente ressarcida deste pagamento, uma vez que os mesmos serão considerados créditos a serem compensados quando da execução da ação de defasagem tarifária, no valor aproximado de R$ 7 bilhões, ação esta já julgada favorável à VARIG pelo pleno do STF e “politicamente” engavetada por solicitação da União.


Alexandre

06 agosto 2008

agora ele vem!

Depois de 4 anos, estaremos os 3 irmão juntos novamente. Fábio está vindo passar férias conosco aqui na Holanda. E queremos ir juntos a Portugal, visitar Cetos, o vilarejo onde nasceu meu pai.

(maio de 2001, num barco em Amsterdam)

A última vez que estivemos todos juntos foi no meu casamento holandês, em 2004.

E pra quem não conhece, aqui meu outro irmão:

(Natal de 2007)

04 agosto 2008

8 anos outra vez

Há 8 anos conheci (pessoalmente) o homem da minha vida ;-)

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

01 agosto 2008

mouse e excel 2007

Aqui no trabalho usamos o Office 2007. Aquele com o menu todo alterado... Nao se encontra nada... Nem tudo funciona conforme o esperado. Ele nao eh de todo ruim: mas eh tao diferente que irrita!

Pois agora precisei usar o Excel. E aqui tenho uma planilha beeeem comprida. O que a gente faz desde que inventaram a rodinha do mouse? Usa a bendita rodinha pra descer e subir o documento (scroll). Mas no Excel novo isto nao funciona. Nao sei porque, nao sei o que eles decidiram, mas existe uma forma de contornar o problema.

No Control Panel tem a configuracao do mouse (computador novo, ainda nao acertei os acentos). Eu nao sei quanto a voces, mas eu uso somente o Classic View do Control Panel.

No tab Wheel, clique no botao "Exception"

No popup, inclua o Excel como excecao. Assim, tudo continua funcionando como eles pretendem, enquanto o scroll no Excel volta a funcionar como esperado