Amigos e amigas
Para os que desconhecem o assunto, em Julho de 2005 o Sr. Erno Dionízio Bretano foi nomeado pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) para o cargo de Administrador Especial dos Planos de Benefícios da Patrocinadora Varig. Em 12 de abril de 2006 a SPC, por meio das Portarias nº 371 e 372, publicadas no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2006, foi determinada a liquidação extrajudicial dos planos de benefícios da patrocinadora Varig, tendo o mesmo sido nomeado interventor e liquidante.
A SPC através do seu Administrador Especial determinou, em 12 de abril de 2006, por meio das Portarias nº 371 e 372, publicadas no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2006, a intervenção no Instituto AERUS de Seguridade Social e a liquidação extrajudicial dos planos de benefícios da patrocinadora Varig, tendo o mesmo Sr. Bretano sido nomeado interventor e liquidante.
Os desmandos administrativos que vinham sendo cometidos pela administração anterior não sofreram solução de continuidade, a partir de 2005, com a intervenção da SPC.
Destacam-se, entre outros:
- descumprimento de normas e procedimentos contábeis aplicáveis:
- aplicação dos recursos garantidores das reservas técnicas, provisões e fundos dos planos de benefícios em desacordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional:
- deixar de constituir provisão matemática a constituir, em conformidade com os critérios e normas fixados pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar:
- utilizar no cálculo das reservas matemáticas, bem como na estruturação do plano de custeio, bases técnicas (Tábua de Mortalidade Geral, Projeção de Crescimento Real dos benefícios e Taxa de Juros) que não guardem relação com as características da massa de participantes e de assistidos do Plano de Benefícios
- manter como participante do Plano de Benefícios, pessoa sem vínculo com o patrocinador:
- descumprir cláusula do regulamento do Plano de Benefícios PPCHT, ao conceder benefícios a participantes que não detinham os requisitos exigidos pelo regulamento do plano;
- deixar de adotar as providências, previstas em lei, para equacionamento do resultado deficitário do Plano de Benefícios.
Após a degola do Sr. Bretano, a SPC instaurou o inquerito administrativo nº MPS 44000.001559/2006-26, que resultou na Análise Técnica nº 97/2008/SPC/GAB/AG, de 7 de julho de 2008, de onde extrai a lista acima mencionada.
Em decisão de 18 DE JULHO DE 2008, o Secretário de Previdência Complementar reconheceu a responsabilidade da Administração Especial ao acatar as recomendações da Analise Técnica e impor a 18 dirigentes, entre eles o próprio Sr. Bretano, multas administrativas totalizando R$ 1.681.900,00
Esperamos que, a partir do resultado da analise realizada pela propria SPC, o governo reconheça sua co-responsabilidade no colapso do Aerus e se responsabilize pela manutenção do pagamento dos benefícios, acatando o resultado de açao neste sentido impetrada pela AMVVAR e já julgada favorável, em primeira instância.
Além do impacto social deste reconhecimento, resgatando da miséria milhares de famílias, cabe ressaltar que a União será futuramente ressarcida deste pagamento, uma vez que os mesmos serão considerados créditos a serem compensados quando da execução da ação de defasagem tarifária, no valor aproximado de R$ 7 bilhões, ação esta já julgada favorável à VARIG pelo pleno do STF e “politicamente” engavetada por solicitação da União.
Alexandre
07 agosto 2008
carta do meu tio
Meu tio Alexandre foi funcionário da VARIG por uns 25 anos. Hoje, aposentado, vive tentando explicar pro mundo o que aconteceu de errado na falência e revenda da empresa. Aqui uma carta que ele enviou ontem, por e-mail, a todos os contatos dele. Resolvi divulgar aqui também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi aninha,
ta vendo como eu continuo mantendo contato?
comentario 1: Parabens pelos 8 anos de europa, as fotos estao lindas!
comentario 2: (carta da Varig), continuo sem entender nada do q aconteceu, e o pior disso é que o texto esta em portugues! vou terminar ficando muda....
bjks
Rafa
As fotos dos 8 anos de Europa estão ótimas mesmo! E pensar que já estou aqui há um tempão também... (8 1/2)
A carta da Varig, sinto confirmar o que Rafa disse: também não entendi nada. Vai ver é por que não falo esse português aí há muito tempo. kkkkk
Espero que o seu carro saia logo! ;-)
Postar um comentário