08 março 2009

semana de esqui

Semana passada fomos esquiar na Suíca. A estação de esqui é realmente maravilhosa! O único ponto negativo foram algumas pistas azuis que eram muito difíceis.

A vila Saas-Fee fica a 1800m de altura, no fundo do vale. As pistas de esqui sobem por 3 lados. Praticamente todos os elevadores eram cable-car de vários tamanhos (como o bondinho do Pão-de-Açúcar). A pista mais alta chega a mais de 3550m de altura. Nunca estive num lugar tão alto (fora de um avião). Deste vale avisata-se o monte Dom, o ponto mais alto da Suíca com mais de 4500m. (Na fronteira com a Itália tem o Monte Rosa com 4634m e logo depois da fronteira com a França tem Mont Blanc com 4810m) As pistas eram tão altas que a gente podia esquiar sobre geleiras! Mais impressionante foi ver as fotos antigas que enfeitavam o nosso hotel (também chamado Dom, com mais de 120 anos) onde a geleria descia quase até a metade da montanha...

Todas as vezes que subi mais de 1000m de uma vez, tive que sentar e dar uma aclimatizada... Só lembrava dos meus pais quando foram a La Paz e danaram de subir uma montanha no dia seguinte. La Paz jah fica a 3600m. Eles foram de van, mas a partir de um momento precisaram seguir a pé. Minha mãe só terminou de subir porque prometeram máscaras de oxigênio. Temos isto ainda gravado em VHS.

Domingo esquiamos juntos. Segunda, terça e quarta, tive 3 horas de aula de esqui. Algumas vezes ainda esquiamos juntos de tarde. Terça-feira fomos até o retaurante giratório que fica no topo das pistas no morro Alallin. Quarta-feira caiu mais de 60cm de neve. Foi tanto que a estação fechou quinta e sexta-feira (recebemos até mesmo parte do passe de esqui de volta). Quita-feira ficamos ainda por cima completamente isolados do resto do mundo. Quinta e sexta-feira resolvemos então passear pelas trilhas. Mesmo assim, nem todas estavam abertas por causa do risco de avalanche. A sorte foi que também levamos DVD's e livros pra passar o resto do dia.

Na ida, saimos da Holanda sexta-feira de tarde, dormimos em Strasburgo e chegamos em Saas-Fee no sábado de tarde (cortando a viagem de 10/12 horas em 2). Na volta, jah tinhamos resolvido sair sábado, pelas 4 da tarde e novamente dormir pela estrada. Mas no sábado, abriram somente 2/3 das pistas e exatamente as mais legais pra mim estavam fechadas. Pegamos então a estrada pelas 9:30 da manhã e descemos o vale do Rhone, em direção ao lago de Geneva. Por ali existem outras estações de esqui (Les 4 Valléés e Porte du Soleil, já na divisa com a França). Na véspera já tinhamos escolhido na internet um pedaço do Les 4 Vallées que pra poder passar a tarde. Em 2 horas de viagem chegamos a Tyon-les Collons, perto de Veysonnaz. Foi ótimo! Um sol estonteante e pistas azuis bem suaves.

4 da tarde fomos embora: mas não sem problemas... Pim esqueceu o farol aceso e precisamos da ajuda de outro carro com cabos pra religar a bateria. O resto, foi só estrada...

Aqui as fotos que já mandamos por email e que publiquei no Orkut e no Facebook. O resto das fotos vão aparecer no Picasa (depois eu ponho o link aqui).



























5 comentários:

Maria Joao disse...

maravilha!

Anônimo disse...

Oi Ana...

Meu marido esquiava todos os anos, está sentindo falta disso por aqui (rss), Rio 40 graus.

Quem sabe, depois das crianças maiorzinhas podemos ir a Bariloche pelo menos para ele matar a vontade.
Deve ser um frio de lascar, sentí aqui (hehehe).

Abraços.

Anônimo disse...

Oi,
gostei muito das suas fotos..
é legal agente ver como é a sua vida fora do Brasil.
Beijos

Adriana disse...

Vcs são tão esportivos..inveja. hehehe
Mas Esqui...tai uma coisa que eu nem gostaria de tentar..é frio demais!
pense!

hahaha

Unknown disse...

Oi!
Eu a minha eposa estamos indo para amsterdam e gostríamos de pegar uma estação na suíça, que acredito esteja mais perto.
Tem alguma dica para nós?
claudia.jotz@gmail.com
obrigado
Andre e Claudia