Semana passada fomos esquiar na Suíca. A estação de esqui é realmente maravilhosa! O único ponto negativo foram algumas pistas azuis que eram muito difíceis.
A vila Saas-Fee fica a 1800m de altura, no fundo do vale. As pistas de esqui sobem por 3 lados. Praticamente todos os elevadores eram cable-car de vários tamanhos (como o bondinho do Pão-de-Açúcar). A pista mais alta chega a mais de 3550m de altura. Nunca estive num lugar tão alto (fora de um avião). Deste vale avisata-se o monte Dom, o ponto mais alto da Suíca com mais de 4500m. (Na fronteira com a Itália tem o Monte Rosa com 4634m e logo depois da fronteira com a França tem Mont Blanc com 4810m) As pistas eram tão altas que a gente podia esquiar sobre geleiras! Mais impressionante foi ver as fotos antigas que enfeitavam o nosso hotel (também chamado Dom, com mais de 120 anos) onde a geleria descia quase até a metade da montanha...
Todas as vezes que subi mais de 1000m de uma vez, tive que sentar e dar uma aclimatizada... Só lembrava dos meus pais quando foram a La Paz e danaram de subir uma montanha no dia seguinte. La Paz jah fica a 3600m. Eles foram de van, mas a partir de um momento precisaram seguir a pé. Minha mãe só terminou de subir porque prometeram máscaras de oxigênio. Temos isto ainda gravado em VHS.
Domingo esquiamos juntos. Segunda, terça e quarta, tive 3 horas de aula de esqui. Algumas vezes ainda esquiamos juntos de tarde. Terça-feira fomos até o retaurante giratório que fica no topo das pistas no morro Alallin. Quarta-feira caiu mais de 60cm de neve. Foi tanto que a estação fechou quinta e sexta-feira (recebemos até mesmo parte do passe de esqui de volta). Quita-feira ficamos ainda por cima completamente isolados do resto do mundo. Quinta e sexta-feira resolvemos então passear pelas trilhas. Mesmo assim, nem todas estavam abertas por causa do risco de avalanche. A sorte foi que também levamos DVD's e livros pra passar o resto do dia.
Na ida, saimos da Holanda sexta-feira de tarde, dormimos em Strasburgo e chegamos em Saas-Fee no sábado de tarde (cortando a viagem de 10/12 horas em 2). Na volta, jah tinhamos resolvido sair sábado, pelas 4 da tarde e novamente dormir pela estrada. Mas no sábado, abriram somente 2/3 das pistas e exatamente as mais legais pra mim estavam fechadas. Pegamos então a estrada pelas 9:30 da manhã e descemos o vale do Rhone, em direção ao lago de Geneva. Por ali existem outras estações de esqui (Les 4 Valléés e Porte du Soleil, já na divisa com a França). Na véspera já tinhamos escolhido na internet um pedaço do Les 4 Vallées que pra poder passar a tarde. Em 2 horas de viagem chegamos a Tyon-les Collons, perto de Veysonnaz. Foi ótimo! Um sol estonteante e pistas azuis bem suaves.
4 da tarde fomos embora: mas não sem problemas... Pim esqueceu o farol aceso e precisamos da ajuda de outro carro com cabos pra religar a bateria. O resto, foi só estrada...
Aqui as fotos que já mandamos por email e que publiquei no Orkut e no Facebook. O resto das fotos vão aparecer no Picasa (depois eu ponho o link aqui).
5 comentários:
maravilha!
Oi Ana...
Meu marido esquiava todos os anos, está sentindo falta disso por aqui (rss), Rio 40 graus.
Quem sabe, depois das crianças maiorzinhas podemos ir a Bariloche pelo menos para ele matar a vontade.
Deve ser um frio de lascar, sentí aqui (hehehe).
Abraços.
Oi,
gostei muito das suas fotos..
é legal agente ver como é a sua vida fora do Brasil.
Beijos
Vcs são tão esportivos..inveja. hehehe
Mas Esqui...tai uma coisa que eu nem gostaria de tentar..é frio demais!
pense!
hahaha
Oi!
Eu a minha eposa estamos indo para amsterdam e gostríamos de pegar uma estação na suíça, que acredito esteja mais perto.
Tem alguma dica para nós?
claudia.jotz@gmail.com
obrigado
Andre e Claudia
Postar um comentário