30 abril 2008

dallas duh, loch ness, inverness, nairn

Custei para dormir e também custei para acordar. Para salvar a mamãe de manha cedinho, cada quarto de todos os hotéis tem um aquecedor de água com chá, café instantâneo e chocolate-quente instantâneo. Para a felicidade dela, este hotel de hoje serve café-da-manhã meia hora mais cedo, a parti das 7:30 da madruga. E para a nossa felicidade, terminam de servi-lo meia hora masi tarde, às 10 da manhã.


Saímos em direção a Forres. Lá perto visitamso uma destilaria-museu chamada Dallas Dhu. Esta foi a última a abrir no século XIX e fechou a produção em 1983. O passeio era com audio-guide, um filminho e uma dose de whisky Roderik Dhu no final. O bom de ser um museu foi poder tirar algumas fotos por dentro. Esta destilaria também fazia parte do nosso passe de castelos e monumentos.

Pegamos umas estradinhas por dentro (o Pim tem alergia a auto-estrada) e atravessamos Inverness en direção ao Loch Ness. Procuramos Nessie a doidado, mas soh encontramos ela em Nairn, com chapeuzinho escocês e tudo!

No caminho para o Loch Ness, paramos no castelo Brodie. Mas não pagamos a visita guiada. Sentamos apenas no salão-de-chá ttodo decorado para almoçar uns misto-quentes muito chiques (o meu era de queijo com chutney).

Às margens do Loch Ness, visitamos o castelo de Urquhart que passou pelas mãos de muitos clãs (os escoceses viviam em guerra). Quando Mary Stuart se tornou rainha (casada com Willem van Oranje, moradora do castelo 't Loo, mas isto é outro passeio), o último rei católico deposto se refugiou neste castelo. Com a invasão eminente dos independentistas chamados Jacobinos, o rei escapou deixando o castelo explodir.

Pelo caminho de volta, paramos em Inverness para jantar. O restaurante The Kitchen, encontrado por acaso na beira do rio, com vista para o castelo, foi uma surpresa deliciosa. Super moderno, todo transado, com tratos muito bem apresentados. £10,25 pelo menu de 2 pratos com vinho! Mamãe queria lamber o prato :-)

De volta ao hotel, pedimos um monte de coisa pra recepcionista que resolveu tudo: as calças jeans da mamãe estavam lavadas, ela conseguiu uma gilette descartável para o Pim, emprestou a lixa de unhas pra mamãe e vai comprar selos e pôr os nossos cartões pestais no correio (lógico que os centavos dos selos vão pra conta do quarto). Que serviço!

No bar, nós jogamos novamente gamão, mas tivemos uma lição de single malt whiky do barman. Provamos desta vez 4 nosvos malts:

  • Singleton of Dufftown
  • Glenkinchie
  • Laphoriac (com sabor de defumado)
  • Royal Brackla

Nenhum comentário: