26 abril 2008

edimburgo

no hotel

Com o nariz completamente entupido e sem o meu travesseiro anatômico, dormi pouco e acordei com dor no pescoço. Mas o dia começos bem, com um completo café-da-manhã escocês. Entre outras coisas estranhas: um ovo estrelado, batatas coradas, feijão mulatinho no molho de tomates, cogumelos, bacon frito e uma linguiça.

Vamos caminhar pelo centro da cidade.

no centro

Pegamos o ônibus 11, conforme as explicações do dono do hotel. Por 1,10 pounds compra-se 1 bilhete único. Por 2,50 veaja-se a vontade por um dia inteiro. Mas tenha sobretudo o dinheiro certo em mãos: o motorista não dá troco de jeito nenhum! Disse que é pra se proteger de assaltos: o dinheiro entra e fica trancado num cofre dentro do ônibus.

Saltamos na praça Saint Andrews e andamos muito pelo centro. A Princes street, a ponte para atravessar sobre a estação de trem (parece ter sido um vale) passando pela National Gallery onde tinha uma instalação fotografando 360 graus o dia todo. A gente via as fotos (das últimas 24 horas) novamente dentro da instalação.

Subindo uma escadaria e uma ladeira, chegamos à High street. Fomos visitar a catedral Saint Giles e atravessamos até o castelo de Edimburgo. Este fica no alto de uma colina, como o castelo de São Jorge, em Lisboa.

Não entramos no castelo pois custava 11 pouds por pessoa e a fila estava enorme! É o mesmo lugar onde eles apresentam o festival de bandas militares (Tattoo).

Descemos pelo outro lado da colina e chegamos num cemitério bem antigo. Dali, fomos ao Museu Real Escocês e ao Museu da Escócia. Eles são interligados: um é em moderno (sobre a história da Escócia) e outro com pelo menos 100 anos. Os museus de Edimburgo, como em Liverpool, são todos gratuitos. No Museu Real (o antigo) almoçamos uma sopa com sanduiches de pão-de-forma muito gostosos.

Voltamos à Prinses street para fazer compras. Mamãe queria ver a moda inglesa (ou seria escocesa?). Pim queria uma nova calça, pois a bege está se rasgando. Eu encontrei um sapatinho que, com a ajuda de uma meia palmilha, coube no meu pé, enquanto o Pim comprou uma roupa completa: calça, sapato, camisa-polo e suéter!!!

Sem querer andar muito mais (já eram mais de 6 da tarde), pegamos o ônibus 26 e fomos até o balneário Portobello. Saltamos no ponto-final mas lá não havia nada para fazer. Atravessamos a estrada e pegamos o ônibus de volta para o centro.

Na mesma praça Saint Andrews, saimos em busca do ponto do ônibus 11 para voltar ao hotel.

de noite

Jantamos no próprio hotel Victoria Park. Eu com meu sapato novo e o Pim estreando toda a roupa nova dele. Mamãe achou tudo delicioso! A minha sobremesa, pudding toffe, estava doce demais!!!

Depois de uma dose de single malt Talisker, fomos dormir.

Nenhum comentário: