28 abril 2008

fort william, mallaig, ardgour

para o litoral

Quase perdemos a hora hoje! O despertador estava desligado. Corri para tomar café-da-manhã enquanto Pim tomava banho. Mais tarde tomei meu banho com calma.

Hoje ainda não começou a passar o trem maria-fumaça para Mallaig. E com as núvens tão baixas, não podemos subir o Ben Nevis (o ponto mais alto das ilhas britânicas). Resolvemos, então, ir de carro para Mallaig, no litoral.

Lá tomamos um café com bolos e fizemos umas compras de necessidade básicas no supermercado e na farmácia. A ilha de Sky, ao longe no horizonte, parecia muito bonita, mas já eram quase duas da tarde e não deu vontade de procurar os horários do ferry.

Em direção ao sul, fomos seguindo a A861 para contornar a região. No caminho, encontramos as ruínas de um castelo, dentro da água, cahamado Tioram. Não pudemos entrar pois estava tudo desabando, mas chegamos até a murada.

ardnamercham

Pela A8007 (estão notando que o número está ficando maior? Significa qe a estrada é cada vez menor e menos significante...) seguimos pela península de Ardnamerchan em direção ao farol. A Ponta de Ardnamerchan é a parte mas oeste do "continente" britânico. Mas a estrinha era muito tortuosa e com uma pista única, com "bolsões" para poder cruzar com carros na direção contrária, ou passa deixar outros ultrapassarem.

Quando chegamos a 2/3 do caminho, já eram 5:15 da tarde. Desistimos e começamos a voltar. Nem chegamos a Kolchoam, onde tica o castelo de Mingary: nós e a caça aos castelos :-) Desta vez o Pim se animou um pouquinho (e não paramos para fotos) e chegamos de volta em Salem, no cruzamento com a A861, em apenas 45 minutos.

Comparando com as estradas até então, o caminho de volta para Loch Linnhe, onde fica Fort William, foi relativamente rápido. Depois do final do Loch Sumark (em Strondiam), a estrada volout a ter mão-dupla. Chegamos na hora certinha para atravessar o Loch Linnhe com o ferry em Ardgour.

de noite

Acabamos chegando no hotem às 7 da noite, com tempo de sobra para descançar antes de sairmos para o restaurante de frutos-do-mar qua havíamos reservado para às 8 da noite, junto ao centro de Fort William.

De volta ao hotel, como na noite em que jantamos no Victoria Park, em Edimburgo, passamos pelo bar. Dseta vez todos nos 3 provamos um whisky diferente. Ovan de 14 anos (uma cidade ao sul de Fort William), Dalwhinnie de 15 anos e um Lagavuling de 16 anos.

11 da noite, eu fui escrever no diário de viagem e o Pim já estava dormindo. Dirigir na contra-mão exige mais atenção e é mais cansativo.

Nenhum comentário: